Mestrado e Doutorado em Planejamento Regional e Gestão da Cidade
Mestrado e Doutorado em
Planejamento Regional e Gestão da Cidade

Objetivo

Mestrado

O curso tem por objetivos prover o instrumental teórico e prático no campo do planejamento regional e da gestão urbana, visando a formar pessoal qualificado, capaz de atuar na administração pública e em áreas específicas da iniciativa privada, e desenvolver a interação entre profissionais de formação diferenciada, de modo a lhes permitir percepção abrangente das possibilidades de desenvolvimento e enfrentamento
das questões que incidem sobre a região e a cidade. O Programa desenvolve estudos e pesquisas em temas relevantes, tais como impactos econômicos e sociais da indústria petrolífera e do Complexo Portuário do Açu, educação, habitação, patrimônio histórico, saúde e outras demandas sociais.

Doutorado

O curso proposto está estruturado em sua área de concentração, linhas de pesquisa e disciplinas de forma a proporcionar aos titulados instrumental teórico e prático, sendo estimuladas as visões científica, crítica, prática e técnica. O embasamento teórico e aprofundamento conceitual serão fornecidos de forma integrada e interdisciplinar, com base nas áreas de conhecimento de Economia, Sociologia, Ciência Política e Engenharias, todas ressaltando atributos éticos e de transparência intrínsecos aos gestores. Será priorizada a aplicação prática em estudos empíricos na área de planejamento e gestão, sendo apresentadas novas abordagens e ferramentas, representadas, em parte, pelas disciplinas relacionadas à tomada de decisão inerente ao exercício da profissão do planejador ou gestor.
Espera-se do doutor formado no curso que tenha condições de atuar no planejamento e na gestão estratégica, podendo assessorar e ser consultor em diversas atividades, como análise, elaboração, implementação, operacionalização e avaliação de políticas, planos, programas e projetos, além do enfrentamento em discussões públicas de interesse da sociedade.

Os temas e as discussões abordados abrangerão as instâncias local, municipal, regional, nacional e internacional, com forte enfoque nas questões associadas ao planejamento regional e gestão urbana, incluindo problemas específicos da região em que se encontram localizados, como aqueles relacionados aos grandes empreendimentos, como os da indústria petrolífera e do Porto do Açu, localizados na região.
O curso também tem como objetivo capacitar os doutorandos para que possam atuar no ensino e na pesquisa, além de melhorar a prática profissional. Espera-se que o doutor formado no curso tenha condições de produzir conhecimento e publicar trabalhos científicos de qualidade. Desta forma, procura-se realizar a formação, qualificação e atualização de pesquisadores e gestores, buscando-se a integração universidade/sociedade, a partir do momento em que os estudos buscam soluções que promovam bem estar social.
A implantação do doutorado também representa o fortalecimento da IES como centro de estudos e de informações, bem como local para realização de debates e seminários, além da constante participação e realização de eventos científicos.

Aguarde, realizando operação...