Mestrado e Doutorado em Planejamento Regional e Gestão da Cidade
Mestrado e Doutorado em
Planejamento Regional e Gestão da Cidade

Linhas de Pesquisa

Linhas de Pesquisa – Mestrado e Doutorado

I – PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL E URBANO

Esta linha de pesquisa desdobra-se em quatro campos de interesse:

1) Planejamento e Desenvolvimento Regional, que aborda as questões do desenvolvimento econômico e social e de suas interfaces com o desenvolvimento regional. São incentivadas pesquisas sobre: (i) os impactos regionais da extração e produção de petróleo e gás e sua importância nas mudanças da estrutura e hierarquia regional de cidades; (ii) as migrações intrarregionais e o movimento pendular entre residentes de municípios da região e regiões limítrofes; (iii) as mudanças no mercado de trabalho regional; (iv) os interesses e conflitos envolvidos nas disputas dos recursos e dos projetos de desenvolvimento locais/regionais; v) planejamentos territoriais de escalas micro e mesorregionais.

2) Gestão da Cidade, ou administração urbana, em que são agrupadas pesquisas quanto às práticas gerenciais urbanas afeitas à administração local, ao controle das atividades urbanas e do uso do solo e a gestão dos serviços públicos e da infraestrutura. Incluem-se aqui os estudos sobre questões relacionadas com a administração da cidade em suas diferentes formas, desde a administração pública tradicional e administração concessionada e a consorciada, ou seja, que visem aprofundar análises sobre práticas inovadoras de gestão local; formas de colaboração entre os setores público e privado; fontes alternativas de receitas e uso dos royalties; instrumentos urbanísticos e de gestão do espaço local.

3) Direito da Cidade em que essencialmente se investiga os conflitos urbanos de questões locais específicas a fim de compreender os seus aspectos jurídicos e buscar formas de solução de seus conflitos visando o desenvolvimento regional e a preservação da qualidade de vida. Tendo em vista tal perspectiva, foram selecionados temas de interesse econômico específico, como atividade portuária, exploração de petróleo, resíduos e saneamento, atividade agrícola e sua relação com a cidade.

4) Políticas Públicas em que são agrupadas pesquisas relacionadas ao desenvolvimento local, englobando estudos sobre políticas e programas habitacionais, políticas públicas para as áreas de saúde, educação e geração de emprego e renda, incluindo ainda temas relacionados ao desenvolvimento sustentado. Incluem-se aqui os estudos que visem a investigação sobre a formulação, monitoramento e avaliação de políticas públicas nos diferentes setores.

II – INSTRUMENTOS DE POLÍTICAS PÚBLICAS
Esta linha de pesquisa tem como objetivo a aplicação de métodos e técnicas para resolução de problemas regionais e das cidades. Entre as ferramentas a serem aplicadas às políticas públicas e ao planejamento, podem ser citadas as relacionadas a estatística (descritiva e inferencial), ao auxilio multicritério a decisão e a simulação computacional. O escopo desta linha abrange, desde o diagnóstico de problemas, locais e regionais, a avaliação e simulação de impactos das alternativas de solução para esses problemas, e criação de sistemas de informação para o planejamento e gestão. Também poderão ser realizados ensaios e estudos que visem a melhoria da competitividade das empresas da região no cenário nacional e internacional, sempre atentando aos benefícios sociais e de sustentabilidade, que devem ser priorizados.

Aguarde, realizando operação...