Mestrado e Doutorado em Planejamento Regional e Gestão da Cidade
Mestrado e Doutorado em
Planejamento Regional e Gestão da Cidade

Histórico

A Universidade Candido Mendes foi uma das instituições pioneiras na implantação do ensino superior em Campos dos Goytacazes, em 1975. Adicionalmente, há mais de 15 anos, o Centro de Pesquisas Candido Mendes – CEPECAM aprofunda o conhecimento de temas relevantes sobre a região, fato que destaca a expressiva valorização dada às pesquisas acadêmicas e técnicas. Essa realidade, associada ao bom desempenho acadêmico, atestado pelos resultados que seus cursos de graduação sempre obtiveram, pelos critérios do MEC, levou ao desenvolvimento de relações de colaboração entre as instituições públicas da região e a diretoria da Universidade.

Implantado em 2000, o curso de Mestrado em Planejamento Regional e Gestão da Cidade foi, nesse mesmo ano, reconhecido pela Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, com sua primeira turma iniciada em 2001. A edição comemorativa das primeiras 50 dissertações, no ano de 2006, veio reafirmar a excelente produtividade do curso.

Esses fatores vêm garantindo, à quase totalidade dos alunos vinculados aos órgãos públicos locais, alguma forma de apoio para a realização do curso de mestrado, que inclui a liberação do horário de trabalho, o pagamento parcial ou total das mensalidades e o financiamento da pesquisa para a elaboração da dissertação.

Vale ainda ressaltar que o Programa é referência na discussão sobre a distribuição dos royalties e que desenvolve pesquisas em outros temas relevantes ao Planejamento Regional e Gestão da Cidade, como habitação, educação, saúde, patrimônio histórico e outras demandas sociais. Parte significativa dessas pesquisas é financiada por importantes agências de fomento federal, estadual e regional.

Assim, após 14 anos, e mais de 100 dissertações defendidas, percebeu-se a oportunidade da criação de um programa de doutorado. Em 2015, o Programa de Doutorado em Planejamento Regional e Gestão da Cidade foi instituído, sendo avaliado com conceito 4 pela CAPES, e com a primeira turma iniciada em 2016

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