Mestrado e Doutorado em Planejamento Regional e Gestão da Cidade
Mestrado e Doutorado em
Planejamento Regional e Gestão da Cidade

Disciplinas Obrigatórias – Mestrado

Globalização e reestruturação produtiva. A configuração territorial do Brasil: herança regional e concentração industrial, desde os anos 1950 até a atualidade. A perda relativa das regiões metropolitanas primazes, o crescimento das cidades de porte médio e os pequenos centros urbanos. A questão agrária. Emprego e exclusão social. O Brasil no início do século XXI: as mudanças patrimoniais; desnacionalização e desemprego; o novo papel da agricultura. O uso competitivo do território. A retomada do desenvolvimento nos anos recentes.

 

A construção social do território. Os conceitos de desenvolvimento e região. Abordagem das desigualdades sócio-espaciais do desenvolvimento: polarização, concentração, desigualdade. Regionalismo. A dimensão espacial do subdesenvolvimento; desenvolvimento desigual. Introdução ao Planejamento como instrumento das políticas públicas. A importância do planejamento no século XX. Elementos intervenientes no processo de planejamento. As dimensões técnico-científicas e política do planejamento e da gestão. Os problemas regionais e urbanos e as propostas de planejamento. A questão das escalas e o papel basilar da escala nacional. Estudo de caso em planejamento e desenvolvimento regional.

 

Introdução ao estudo das políticas públicas e do planejamento. Conceitos fundamentais do planejamento. A questão das escalas. Planejamento Regional. Mudanças sociais, políticas, econômicas e o Planejamento. Possibilidades e limites do Planejamento Urbano e Regional. A agenda atual do Planejamento no Brasil. Conceitos básicos em políticas públicas: público e privado; público e estatal, público e governamental. Tipologias. Constituição da esfera pública: parlamentos; partidos políticos; grupos de interesse; estruturas institucionais e mídia. A formação da agenda pública. Implementação e avaliação das políticas públicas. Características das políticas públicas no Brasil: clientelismo e insulamento burocrático; federalismo e descentralização; populismo e corporativismo.

 

Modelos de desenvolvimento urbano. Tendências atuais. A urbanização brasileira. Adensamentos urbanos. Emergência de novas cidades. Funções urbanas e mercado de trabalho. Rede de cidades e hierarquia urbana. O papel das redes no desenvolvimento da cidade. Breve histórico das relações entre cidade e região.

 

O objetivo da disciplina Estatística Aplicada é proporcionar base para entendimento de bases de dados, sendo oferecidas condições para expressão do conjunto destes dados por meio da estatística descritiva, além de possibilitar inferências estatísticas a respeito da população a partir de amostras. A estatística será abordada sob o escopo de ferramenta que pode auxiliar na tomada de decisão e na argumentação de conclusões.

 

Nesta disciplina cada professor deverá apresentar uma de suas pesquisas. Sua exposição deverá ser estruturada nas seguintes etapas: objeto, objetivo, problematização, metodologia, principais resultados. As sessões serão organizadas quinzenalmente, às 5ªs pela manhã, e a disciplina será oferecida no 4º bimestre. O resultado final da disciplina será a apresentação (oral e escrita), por cada um dos alunos, de pré-projeto de dissertação, contendo: objeto, problematização e indicações metodológicas, perante banca constituída pela coordenadora acadêmica e coordenadora de pesquisa, que serão também responsáveis pela disciplina.

 

Lógica da ciência, método cientifico. Abordagem qualitativa e quantitativa. Survey. População e amostra. Elementos de estatística: histograma, medidas descritivas, box-plot e qui-quadrado. Bases de dados on-line. Micro-dados IBGE. Estatística aplicada: Freqüências e tabelas cruzadas e introdução à regressão linear. Indicadores sociais: índices de desigualdade e Gini, índice de especialização, IPH; IDH e IDF. Grupo Focal. Observação. Entrevista profundidade. Etnografia. Análise de conteúdo. Pesquisa documental. Estudo de caso.

A partir do 4º bimestre são oferecidas pelo menos duas disciplinas eletivas, elencadas a seguir.

 

Observação: As disciplinas serão oferecidas às quartas-feiras, das 14h às 19h e às quintas-feiras, das 13h às 18h.

Aguarde, realizando operação...