Mestrado e Doutorado em Planejamento Regional e Gestão da Cidade
Mestrado e Doutorado em
Planejamento Regional e Gestão da Cidade

Desenvolvimento e Gestão Ambiental – Doutorado

Linha de Pesquisa: Planejamento e Desenvolvimento Regional

Descrição: O estado do Rio de Janeiro, em especial a Região Norte Fluminense, tem passado por importantes mudanças sociais e econômicas induzidas pela indústria do petróleo nas últimas décadas, e, mais recentemente, pela retomada da expansão portuária. Essas mudanças produzem, concomitantemente, alterações significativas no ambiente, tanto em escala local como regional. A compreensão do alcance desses impactos e a definição de uma agenda pública preventiva tornam-se fundamentais para assegurar qualidade de vida para as presentes e futuras gerações, consoante assegura a Constituição Federal de 1988.

Assim, o projeto tem por foco central o desenvolvimento local e regional, analisado sob o prisma da sustentabilidade, por meio, principalmente, de pesquisas e estudos relacionados às regiões e municípios do estado do Rio de Janeiro, afetados por grandes projetos petrolíferos e portuários. Além desse foco, esta linha de investigação deverá abranger as questões relacionadas com o crescimento da população, desflorestamento e poluição.

Portanto, seu objetivo geral se volta para as ações governamentais de prevenção, precaução e recuperação dos impactos ambientais a serem realizadas a partir do reconhecimento e planejamento direcionado para os problemas ambientais, englobando suas causas, consequências e soluções.

Para tanto, visa desenvolver pesquisas de natureza multidisciplinar, que tratem a região e a cidade de maneira holística e integrada, com foco na gestão ambiental participativa e no desenvolvimento sustentável, de forma a contribuir para a tomada de decisões dos agentes públicos e a disseminação de informações para a sociedade.

As pesquisas visam, também, fortalecer o debate teórico-metodológico da gestão ambiental pública no País, promovendo pesquisas e debates inter e multidisciplinares sobre meio ambiente, gestão ambiental pública, participação e desenvolvimento.

 

O projeto terá três eixos básicos: a) estudo dos impactos ambientais da expansão portuária e da atividade petrolífera no Norte Fluminense (estudo dos principais problemas ambientais nas Regiões Norte e Noroeste Fluminense); b) análise das políticas públicas locais, regionais e estadual (Rio de Janeiro), em sua interface desenvolvimento e meio ambiente; c) contribuição na definição de alternativas, nas três escalas analisadas, voltadas para a adoção da premissa da sustentabilidade nas estratégias desenvolvidas, adotadas pelos diferentes públicos pesquisados, de modo a propor alternativas para as atividades potencialmente poluidoras ou tecnologias que possam minimizar o uso de recursos naturais sem comprometer o desenvolvimento econômico e social local.

 

Docentes:

Rodrigo Vilani

Rodrigo Lira

Milton Erthal

Denise Cristina de Oliveira Nascimento

Aguarde, realizando operação...