Mestrado e Doutorado em Planejamento Regional e Gestão da Cidade
Mestrado e Doutorado em
Planejamento Regional e Gestão da Cidade

Palestra e lançamento do livro “Geografia e Geopolítica do Petróleo”

A Universidade Candido Mendes, em Campos dos Goytacazes, recebeu, no dia 13 de março de 2013, o professor Frédéric Monié, para aula inaugural do ano letivo de 2013, do mestrado em Planejamento Regional e Gestão de Cidades.

O tema abordado foi “A nova geografia portuária brasileira: atores, redes e território”, que tratou da configuração da infraestrutura portuária nacional e internacional e as tendências e desafios para o Brasil.

Logo após a palestra, houve o lançamento do livro “Geografia e Geopolítica do Petróleo”. O livro, organizado pelo próprio professor Frédéric e por Jacob Binsztok, é composto por capítulos, dentre outros, escritos por professores da UCAM-Campos: Dra. Rosélia Piquet (Coordenadora do Mestrado em Planejamento Regional e Gestão de Cidades), Dra. Denise Terra, Dr. Gustavo Givisiez e Dra. Elzira de Oliveira.

livro-lancamento  autor-lancamento

Professor Monié é doutor em Geografia pela Université Paris III – Sorbonne Nouvelle e pós-doutor pela Université Paul Valery Montpelier. Frédéric Monié é, atualmente, professor do Departamento de Geografia da UFRJ e pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), desenvolvendo estudos de Geografia Econômica sobre as dinâmicas territoriais do processo de globalização, dando ênfase às cidades portuárias.

 

Aguarde, realizando operação...