Mestrado e Doutorado em Planejamento Regional e Gestão da Cidade
Mestrado e Doutorado em
Planejamento Regional e Gestão da Cidade

Eventos 2013

VI SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Crises do Capitalismo, Estado e Desenvolvimento Regional
04 à 06 de setembro de 2013, maiores informações: http://www.unisc.br/site/sidr/index.html

 

VII Congresso Brasileiro de Direito Urbanístico

“Direito Urbanístico e Justiça Social Urbana: cidade, democracia e inclusão social” São Paulo – 11 a 13 de novembro de 2013.
Nas oficinas serão discutidos os seguintes temas:

  • 1ª Oficina: “Experiências de ensino, pesquisa e extensão em Direito Urbanístico”
  • 2ª Oficina: “Regularização Fundiária”
  • 3ª Oficina: “Dos Conflitos Fundiários Urbanos”
  • 4ª Oficina: “Aplicabilidade dos Instrumentos da Política Urbana”
  • 5ª Oficina: “Direito à Cidade, luta por reconhecimento e das praticas políticas sociais urbanas”
  • 6ª Oficina: “Democracia participativa e planejamento urbano”
  • 7ª Oficina: “Plano Diretor e Planejamento Urbano”
  • 8ª Oficina: “Desenvolvimento Urbano e Questões Socioambientais”
  • 9ª Oficina: “Construção de Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano”
  • 10ª Oficina: “Mobilidade Urbana”

 

Quaisquer dúvidas sobre o VII Congresso Brasileiro de Direito Urbanístico, deverão ser encaminhadas para o correio eletrônico: informacoesdocongressoibdu@gmail.com.

 

O prazo para submissão de artigos para fins de apresentação durante as oficinas temáticas está aberto; devendo ser enviados exclusivamente para o correio eletrônico: inscricaodeartigosnocongresso@gmail.com, até o dia 31 de julho de 2013. Antes de efetuar o envio do artigo, podemos que leiam o edital (anexo) com as regras de submissão e os temas de cada oficina.

 

IV Simpósio de Pós-Graduação em Engenharia Urbana e I Encontro Nacional de Tecnologia Urbana

O IV Simpósio de Pós-Graduação em Engenharia Urbana e o I Encontro Nacional de Tecnologia Urbana serão realizados na cidade do Rio de Janeiro, nos dias 06, 07 e 08 de novembro de 2013, e organizados pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana (PEU) da Escola Politécnica (POLI) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

 

O evento duplo representa a consolidação da interação entre pesquisadores da área tecnológica que vem desenvolvendo estudos com o objetivo de contribuir para a solução de problemas urbanos.
Site do evento: www.simpgeu2013.poli.ufrj.br

 

IV Simpósio de Pós-Graduação em Engenharia Urbana – IV SIMPGEU
As três edições anteriores dos Simpósios de Pós-Graduação em Engenharia Urbana ocorreram em 2006, 2008 e 2012, tendo sido a primeira edição organizada pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e as duas seguintes pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana da Universidade Estadual de Maringá.

 

Através da realização desses eventos e do aumento no número de Programas de Pós-Graduação nessa área do conhecimento, a Engenharia Urbana vêm se consolidando enquanto área científica no Brasil, a exemplo do que vem ocorrendo no exterior, notadamente nos países europeus

 

I Encontro Nacional de Tecnologia Urbana – I ENURB
Este Encontro é o primeiro evento do recém-criado Grupo de Trabalho URBANO da Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído – ANTAC (www.antac.org.br).

 

A criação do Grupo de Trabalho URBANO (juntamente com a criação do Grupo de Trabalho Tecnologia da Informação e Comunicação) foi aprovada durante a Assembleia Geral da ANTAC. Dessa forma, o GT URBANO contempla, de maneira geral, as questões da inserção urbana dos edifícios, assim como dos aspectos tecnológicos, ambientais, de gestão e de inovação relacionados às cidades. Os temas de pesquisa preliminarmente definidos são: avaliação de empreendimentos urbanos; diretrizes urbanísticas; projetos urbanísticos; infraestrutura urbana; mobilidade urbana; sistemas de informação urbanos; qualidade urbana; riscos urbanos; mercado imobiliário; gestão habitacional e urbana; custos de implantação e de manutenção da gestão habitacional e urbana.

 

Considerando a convergência de temas entre os pesquisadores e profissionais ligados aos Simpósios de Pós-Graduação em Engenharia Urbana e aqueles ligados ao GT Urbano da ANTAC, decidiu- se, durante a reunião plenária do último SIMPGEU, realizar o evento conjunto.

 

XI Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos

A ABER e o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio da UNIOESTE têm o prazer de convidá-los a participar do XI Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos – XI ENABER.

 

O XI ENABER ocorrerá em Foz do Iguaçu – Paraná, no período de 02 a 04 de outubro de 2013. Seguindo o modelo dos eventos anteriores, o Congresso de 2013 também fará a análise de trabalhos completos em 17 áreas temáticas. A comissão científica é formada por pesquisadores de diversos centros no Brasil. Além disso, todos os novos inscritos no Congresso estarão automaticamente associados à ABER e aqueles inscritos também no evento do ano passado terão sua anuidade renovada.

 

Datas importantes:

  • Prazo para Submissão de Artigos Completos: 10/06/2013.
  • Divulgação dos Resultados: 29/07/2013.
  • Inscrições com Taxa Reduzida: até 20 de setembro de 2013.

Maiores informações vide: http://200.251.138.109:8001/enaber/info_insc.aspx

Aguarde, realizando operação...