Mestrado e Doutorado em Planejamento Regional e Gestão da Cidade
Mestrado e Doutorado em
Planejamento Regional e Gestão da Cidade

Disciplinas Eletivas – Mestrado e Doutorado

Eletivas (Mestrado e Doutorado)

Análises Bibliométricas
Atividades Econômicas Urbanas e sua Tutela Jurídica
Auxílio Multicritério à Decisão
Bioética
Desenvolvimento e Sustentabilidade
Direito da Cidade I
Direito da Cidade II
Economia Industrial e Empresarial
Educação e Desenvolvimento
Elaboração e Análise de Projetos
Energia e Desenvolvimento
Epidemiologia
Estatística Aplicada ao Planejamento I
Estatística Aplicada ao Planejamento II
Federalismo e Poder Local
Gestão da Inovação Tecnológica
Gestão de Saúde Pública
Indicadores de Qualidade da Educação
Indicadores Econômicos e Sociais
Instrumentos de Gestão Urbana
Inteligência Computacional
Introdução ao Geoprocessamento
Petróleo e Desenvolvimento
Qualidade em Serviços
Saúde Baseada em Evidências
Tópicos Especiais em Políticas Públicas
Tópicos Especiais em Sistema de Suporte à Decisão
Trabalho e Emprego no Brasil

Ementas de disciplinas eletivas – Mestrado e Doutorado

Análises Bibliométricas – 30hs

 Tipos de produções científicas. Periódicos e bases indexadoras. Indicadores de qualidade dos periódicos. Cientometria e bibliometria. Principais indicadores bibliométricos. Mapeamento bibliométrico de redes de colaboração.

Atividades Econômicas Urbanas e sua Tutela Jurídica – 30hs

Incorporação imobiliária, construção civil e conflitos no uso do espaço urbano. Atividade portuária e cidades. Tutela jurídica da produção petrolífera, seus impactos urbanos e formas de mitigação. A paisagem urbana e sua tutela jurídica. Limitações ao uso da propriedade. Medidas e mitigação e adaptação. Resíduos sólidos e saneamento básico. O lixo urbano. Tipos de tratamento e sua tutela jurídica. O Município e a responsabilidade pelo lixo.

Auxílio Multicritério à Decisão – 30hs

Conceitos básicos de decisões multicritério. Situação de decisão. Decisões sob certeza, risco e incerteza. Decisões sob múltiplos critérios. Método de análise hierárquica AHP. Árvore de decisão. Método de Borda. Decisão sobre escolha de representantes. Estudo de caso com aplicação de métodos multicritérios.

Bioética– 30hs

Antecedentes históricos da ética na pesquisa. Principais códigos, declarações e resoluções que abordam o tema. Ética em diversas áreas de atuação. Tipos de projetos que devem se adequar às exigências do CEP e suas tramitações. Organização das diversas áreas temáticas do CEP. Exigências do CEP na elaboração de um projeto. Procedimentos para cadastro e submissão de projetos na Plataforma Brasil.

Desenvolvimento e Sustentabilidade – 30hs

Crescimento x Desenvolvimento. Desenvolvimento sustentável: os pilares da sustentabilidade. Gestão Ambiental: histórico, evolução e conceitos. Instrumentos de Gestão Ambiental: comando e controle; autocontrole ou autorregulação. A sustentabilidade na gestão das organizações e na cadeia de suprimentos.

Direito da Cidade I – 30hs

A cidade no plano constitucional. Cidade como bem ambiental síntese. Direitos sociais e Direito à cidade no plano constitucional. A ordem econômica e o direito à cidade. Função social da propriedade no plano Constitucional e no direito das Cidades. Regime de distribuição constitucional de competências. Competência Administrativa. Competência legislativa. Autonomia dos Municípios. Poder de polícia. O Estatuto da Cidade e o direito às cidades sustentáveis. Lei orgânica Municipal. Lei de uso e ocupação do solo. Instrumentos jurídicos para cidades sustentáveis. Plano diretor. Estudo de Impacto de Vizinhança. Instrumentos tributários. Operações Urbanas Consorciadas. Outorga onerosa do uso do solo. Instrumentos de política urbana.

Direito da Cidade II – 30hs

O licenciamento ambiental no âmbito das Cidades. A competência municipal para licenciar e fiscalizar. Medidas mitigadoras. Participação popular na construção das Cidades como bem de uso comum do povo. Responsabilidade dos administradores. Espaços públicos. Meio Ambiente Natural. Município e florestas. O verde e a cidade. A supressão de vegetação e sua tutela jurídica. Unidades de Conservação. Código Florestal e sua aplicação em área urbana. Direito do clima e cidades.

Economia Industrial e Empresarial – 30hs

Caracterização dos objetos de estudo (indústria e empresa) e sua evolução histórica. O modelo estrutura, conduta e desempenho. Análise estrutural dos mercados. Modelos de concorrência em oligopólio. Estratégias empresariais.  Abordagens teóricas da empresa. O crescimento da empresa. Fontes de informação sobre a indústria e a empresa brasileiras

Educação e Desenvolvimento – 30hs

Educação no contexto do desenvolvimento das forças produtivas. Sistema de ensino e sistema de pensamento: reprodução cultural e reprodução social. Dilema na relação capital x trabalho e as concepções do papel do estado capitalista na conformação do modelo educacional no Brasil. Educação e desenvolvimento econômico e social: teorias do capital.

Elaboração e Análise de Projetos – 30hs

Principais tipos de projetos de intervenção socioeconômica. Aspectos relevantes na elaboração e avaliação. Técnicas participativas. Projetos de pesquisa: elaboração e desenvolvimento. Avaliação de projetos: ótica privada e ótica social. Avaliação de externalidades de grandes projetos econômicos sobre o meio ambiente.

Energia e Desenvolvimento – 30hs

Energia e atividades humanas. Fontes de energia e balanços energéticos. Recursos energéticos e reservas. Energia e desenvolvimento: relações com PIB, IDH, Gini. Energia e meio ambiente. Alternativas futuras de energia (eficiência energética e energias renováveis). Biomassa: das plantas ao lixo. Soluções técnicas (indústria, transportes, serviços). Estudo de caso de modelos de desenvolvimento sustentável.

Epidemiologia – 30hs

Conceito de Epidemiologia; Objetivos e utilidades da Epidemiologia; Método epidemiológico; Aspectos históricos da Epidemiologia; Conceito de saúde e doença; História natural das doenças, Indicadores de saúde; Indicadores baseados em morbidade; Medidas de frequência (Incidência e Prevalência); Índices relativos à saúde; Indicadores baseados em mortalidade; Epidemiologia aplicada no cotidiano.

Estatística Aplicada ao Planejamento – 30hs

O objetivo da disciplina Estatística Aplicada é proporcionar base para entendimento de bases de dados, sendo oferecidas condições para expressão do conjunto destes dados por meio da estatística descritiva, além de possibilitar inferências estatísticas a respeito da população a partir de amostras. A estatística será abordada sob o escopo de ferramenta que pode auxiliar na tomada de decisão e na argumentação de conclusões.

Estatística Aplicada ao Planejamento II – 30hs

Análises de experimentos utilizando delineamento Inteiramente Casualizado e Blocos Casualizados. Outros delineamentos experimentais (Quadrados Latinos; Fatorial). Análise de Correlação. Métodos de análise de regressão: linear simples; linear múltipla; e regressão polinomial.

Federalismo e Poder Local – 30hs

Reforma do Estado e descentralização, pacto federativo e os papéis das entidades subnacionais, a implementação e a coordenação das políticas públicas voltadas ao desenvolvimento regional. Desafios da implementação e coordenação das políticas Federais voltadas aos estados e municípios. Desequilíbrios do federalismo. Planejamento, gestão, governança e governabilidade local: políticas locais e modelos inovadores. Participação no Brasil: arranjos institucionais e atores sociais. Fóruns deliberativos: conselhos gestores de políticas públicas, orçamentos participativos e planos diretores. O significado da política de controle social e accountability em articulação direta com as instâncias de participação popular: Conselhos Municipais e Conselhos Populares. O papel dos instrumentos de controle oficiais: Tribunal de Contas e Ministério Público.

Gestão da Inovação Tecnológica – 30hs

Ciência, tecnologia e inovação: aspectos fundamentais; Inovação, economia e desenvolvimento sustentável; Gestão da inovação tecnológica no meio ambiente; Estratégias organizacionais e tecnológicas; Gestão de indicadores e condicionantes de inovações tecnológicas; Propriedade Industrial e Inovação Aberta; Pesquisa e inovação nas pequenas e médias empresas, Gestão de empresas incubadas e tecnologias sociais; Pesquisa e desenvolvimento no Brasil; Inovação e Administração Pública. Gestão de incentivos fiscais e captação de recursos: Marcos legais da inovação tecnológica.

Gestão de Saúde Pública – 30hs

O que é saúde pública. Legislação brasileira e estrutura organizacional da saúde. As diretrizes dos principais programas vigentes: atenção primária como porta de entrada do Sistema Único de Saúde. Ética e direito em saúde. Planejamento, organização, monitoramento e avaliação das ações em saúde do município.

Indicadores de Qualidade da Educação – 30hs

 Avaliação da educação e na educação. Avaliação da educação no ensino fundamental (IDEB), médio (ENEM), superior (IGC/CPC/ENADE, Instrumento de Avaliação de Cursos, PISA, Rankings Universitários) e na pós-graduação (Sistema de avaliação quadrienal da Capes). Avaliação na educação (concursos para docente, planos de cargos e salários, bolsas de produtividade científica).

Indicadores Econômicos e Sociais – 30hs

A pesquisa e a mensuração do real. Conceitos e propriedades dos indicadores sociais e seu papel no planejamento. Sistema de dados e indicadores. Indicadores sociais e econômicos, avaliação e formulação de políticas públicas. Operacionalização de conceitos. A pesquisa de campo e a construção de índices. Indicadores objetivos e subjetivos. Experiências de construção de indicadores na pesquisa social.

Instrumentos de Gestão Urbana – 30hs

Planejamento urbano e Gestão. Estratégias, conceitos e definições: Descrição do território; Caracterização da População; Déficit Habitacional e Necessidades de reformas e ampliações. Experiência internacional e nacional em planejamento. Instrumentos indutores do desenvolvimento municipal: Mercado Imobiliário; Turismo; Indústria; Comércio e Agropecuária. Mercado Imobiliário e Política Fundiária. Política Setorial: Meio Ambiente; Preservação Histórica; Transportes; Infraestrutura; Habitação e Setores especializados. Regularização Fundiária: Instrumentos disponíveis e ZEIS. Urbanização de favelas. Plano Nacional da Habitação. Planos Municipais de Habitação. Origens da participação democrática. Orçamento Participativo. Conselhos. Conferências. Audiências Públicas. Agentes Comunitários. Plano Diretor Participativo.

Introdução ao Geoprocessamento – 30hs

Sistemas de Informações Geográficas (GIS, em inglês)). Dados espaciais e suas fontes. Estrutura de dados: modelo vetorial e matricial. Manipulação de dados espaciais. Manipulação de dados espaciais. Consulta e análise espacial. Mapeamento por computador. Utilização da ferramenta gratuita QGIS. Aquisição de imagens. Análise visual de imagens.

Petróleo e desenvolvimento – 30hs

O que é a indústria do petróleo: características técnicas e econômicas da indústria do petróleo e do gás; síntese geopolítica. O petróleo no Brasil. O processo recente de desenvolvimento da região Norte Fluminense. Petróleo e espaço regional: as interações entre os Complexos do Petróleo e do Porto no NF e seus impactos urbanos, econômicos, sociais e políticos, vistos sob a ótica da articulação das escalas; a distribuição das rendas petrolíferas e seus impactos no desenvolvimento regional. A Crise Pós-2014 e as perspectivas da indústria petrolífera do NF.

Qualidade em Serviços – 30hs

Elaboração de Questionários. Cálculo de Amostra Ideal. Análise de Confiabilidade (coeficiente alfa de Cronbach), Forma de Tabulação, Análise e Apresentação dos Resultados. Métodos para Avaliação de Pontos Críticos.

Saúde Baseada em Evidências – 30hs

Saúde Baseada em Evidências: conceitos metodológicos. Tipos e delineamento de pesquisas. Estudo e análise crítica da literatura científica. Evidência científica sobre avaliação, diagnóstico, prognóstico e terapêutica. Integração entre a pesquisa clínica e aplicabilidade das evidências na prática clínica.

Tópicos Especiais em Políticas Públicas – 30hs

Introdução ao estudo das políticas públicas. Conceitos fundamentais: políticas públicas, público e privado, público e estatal, público e governamental. Tipos de política pública. O Estado de Bem-Estar Social, a formação da cidadania moderna e o desenvolvimento da democracia. A formação da Agenda Pública. A questão da decisão e da não-decisão. Modelos de decisão e o papel dos atores políticos: parlamentos, partidos políticos, grupos de interesse, estruturas institucionais e mídia. Implementação e avaliação das políticas públicas. Políticas públicas na área de Educação; Saúde e Habitação.

Tópicos Especiais em Suporte à Decisão – 30hs

Controle estatístico de processo, relacionado com a variabilidade entre as unidades produzidas no processo. Gráficos de controle de variáveis utilizando média (x barra), amplitude (R), desvio (S) e sigma; e de atributos (p, np, c, e u). Interpretação de gráficos de controle. Capacidade do processo. Outros gráficos de controle (CUSUM e EWMA). Reprodutibilidade e Repetibilidade em Sistemas de Mensuração. Amostragem simples e dupla de atributos. Confiabilidade no processo de inspeção. Curvas características de operação.

Trabalho e Emprego no Brasil – 30hs

Reestruturação produtiva e tecnológica. Fordismo, Pós-Fordismo e acumulação flexível. A lógica empresarial contemporânea. Flexibilização e precarização das condições e relações de trabalho. Trabalho informal e setor de serviços. O advento do capitalismo financeiro no Brasil. Trabalho e classes sociais no Brasil contemporâneo.

Aguarde, realizando operação...